analitics

Atendimento Online

Permuta Livre

Compre e venda produtos novos e usados

Aulas Particulares de Inglês

PROJETOS ELÉTRICOS RESIDENCIAIS-PREDIAIS E INDUSTRIAIS

Freelance Jobs

Postagens populares

Twitter

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Itapeva ganha Escola Técnica Federal

Professor Geraldo destaca criação da Escola Técnica Federal em Itapeva


A criação dessas Instituições educacionais, pelo Governo Federal, representa desenvolvimento, em todos os níveis, dos municípios de nossa região e o avanço substancial da pesquisa e da tecnologia visando à melhoria da qualidade de vida da população.

Por Madalena Ferreira

Publicado em 23 de agosto de 2011, atualizado em 23/08/2011



Gegê enfatizou a importância do ensino técnico para jovens da região.

Ao participar da Tribuna do Povo na sessão de segunda-feira, 22,o professor Geraldo Almeida falou a respeito do anúncio na semana passada pelo Governo Federal da ampliação do ensino técnico em vários estados brasileiros, entre os quais São Paulo e especialmente o município de Itapeva, que terá uma escola técnica federal e de Buri com uma extensão da UFSCar (Univeridade Federal de São Carlos).



Na oportunidade Gegê teceu comentários a respeito de uma notícia veiculada pelo Jornal Agora do dia 17/08/2011 (quarta-feira), que trata da criação da Escola Técnica Federal em Itapeva, com a possibilidade de que sejam implantados futuramente cursos na área de tecnologia, e da extensão do Campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) em Buri - SP.



Salientou que na semana passada esteve com o prefeito municipal Luiz Cavani, para dar conhecimento de tão gratificante notícia, ocasião em que também esteve presente a imprensa local (Jornais A Gazeta e Itanews), a quem agradeceu pela cobertura e repercussão.



O professor Geraldo, que já foi vereador e Presidente da Câmara, compartilhou com o Legislativo Itapevense a importância da criação dos cursos federais, ressaltando o papel da Câmara Municipal, através de diferentes requerimentos e moções enviados ao Governo Federal, de sua autoria e subscritos pelos vereadores da legislatura anterior (2005/2008).



Destacou que a criação da referida Escola contribui de forma decisiva para o resgate da esperança de um futuro melhor e promissor para milhares de jovens que não tem condições econômicas de cursarem o ensino particular ou até mesmo de deslocarem-se aos grandes centros urbanos, como a cidade de Sorocaba, por exemplo, que se encontra a 200 Km de distância.



Ressaltou Gegê, que a criação de ambas as Instituições educacionais, pelo Governo Federal, representa desenvolvimento, em todos os níveis, dos municípios de nossa região e o avanço substancial da pesquisa e da tecnologia visando à melhoria da qualidade de vida da população.



Aproveitou a oportunidade para propor aos vereadores a necessidade de agilizar, junto ao Executivo Municipal, os trâmites legais para a criação e implantação da Escola Técnica Federal, priorizando a doação de uma extensa área de terra destinada à construção do prédio, prevendo, inclusive, a criação de novos cursos técnicos como também a possibilidade de sejam implantados futuramente cursos superiores de tecnologia. Isso tudo para que as operações sejam iniciadas entre 2013 e 2014.



O professor Gegê agradeceu num primeiro momento, ao ex-presidente Lula, à presidenta Dilma Rousseff, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, e ao Ministro da Ciência e Tecnologia, Aloysio Mercadante, pela sensibilidade e pela visão republicana no trato da coisa pública, como também, pelo gesto de grandeza ao contemplar Itapeva e Região com cursos de instituições federais idôneas e de grande tradição.



Agradeceu também à atuação da ex-deputada federal e ex-secretária executiva do MEC (Ministério da Educação), em São Paulo, Iara Bernardi, pelo esforço e empenho para a rápida tramitação da proposta de criação dos referidos cursos.



Gegê destacou a atuação da secretária municipal de Educação, Selma do Carmo Buhrer Cravo, que, através da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), fez gestões junto ao MEC para a viabilização dessa proposta, fornecendo informações e os dados necessários, mantendo-os sempre atualizados.



Agradeceu também, ao prefeito Municipal, Luiz Antonio Hussne Cavani, pelo papel fundamental de mediador junto ao Governo Federal e ao MEC para a concretização desse sonho.



Registrou mais uma vez, a inestimável contribuição do Legislativo Municipal, sempre atento às principais reivindicações do povo de Itapeva e região, e, em especial, ao vereador Ney, que, a seu pedido, apresentou uma Moção de Aplauso à Presidenta Dilma Rousseff e demais autoridades do Governo Federal, por mais essa importante conquista para Itapeva e toda região sudoeste. Lembrou que existe um prazo para que isso se torne realidade, sendo necessário que a Câmara, Executivo e a sociedade se mobilizem para conseguir atingir o objetivo.



Ao finalizar o professor Gegê salientou que se tratava de um momento histórico para Itapeva e citou o poeta e músico Paulinho Moska que diz "Sonhos são como deuses/quando não se acredita neles/deixam de existir", e acrescentou "nós existimos em plenitude e fazemos acontecer porque nunca deixamos de acreditar em nossos sonhos".





O orador pediu o apoio da Câmara para garantir a implantação da escola.



APOIO DOS VEREADORES - Na oportunidade o verador Wilson Roberto Margarido salientou que o professor Geraldo é um exemplo de cidadania. Comentou que viu na TV as cidades que serão beneficiadas com as ETECs e que Itapeva precisa de qualificação, de profissionais que se especializem para melhoria do padrão de vida.



Também a vereadora Áurea Aparecida Rosa falou sobre o PROUNI e que só não estuda quem não quer. Ele veio para modificar radicalmente o ensino. Espera que essa escola técnica não queira apenas ganhar dinheiro e sim ofereça o bom aprendizado aos alunos.



Os vereadores Roberto Comeron e Paulo Roberto Tarzã também se manifestaram a respeito do anúncio de uma Escola Técnica para Itapeva, destacando a importância de novos cursos para os jovens da região, especialmente no que se refere ao ensino técnico, que é o caminho mais curto para o mercado de trabalho. Tarzã ofereceu todo apoio a essa bandeira de Itapeva e da região, envidando esforços para o projeto se viabilizar o mais rápido possível.



O vereador Ney Gonçalves parabenizou o professor Gegê pela iniciativa e por essa grande conquista para Itapeva e região. O Presidente Paulo de la Rua cumprimentou o professor Geraldo e agradeceu sua participação na sessão do Legislativo. (Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Itapeva).



Serviço de Imprensa

Câmara Municipal de Itapeva-SP

Nenhum comentário: